O trabalho “First report of White Spot Syndrome Virus in farmed and wild penaeid shrimp from Lagoa dos Patos estuary, southern Brazil” (2011) de autoria de Lissandra Cavalli, Luis Alberto Romano, Luis Fernando Marins e Paulo Cesar Abreu (ICB e IO-FURG) serviu de embasamento para a decisão judicial relativa ao pedido de liminar para a suspensão da importação de camarões da Argentina.

          O pedido de liminar foi feito pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) contra a liberação da importação de camarões pescados na costa Argentina, devido ao risco de introdução de doenças virais que poderiam afetar a produção de camarões desenvolvida em aquacultura no Nordeste do Brasil.

          O trabalho publicado fez parte da Tese de Doutorado em Oceanografia Biológica (PPGOB-FURG) de Lissandra Cavalli, atualmente técnica da Fundação de Pesquisa Agropecuária - RS, e mostrou que alguns vírus que afetam especificamente os camarões, como o vírus da Mancha Branca, já existiam em camarões nativos pescados no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente. Baseado nesta e em outras evidências, o Juiz Federal Dr. Márcio de França Moreira (8ª Vara/DV) decidiu indeferir o pedido de liminar para suspensão da importação do camarão argentino.